Conforme post “Era só uma
mangueira”, tive problemas com o meu carro em relação a mangueira de combustível
e, segundo a concessionária, isso é um problema
que afeta todas unidades do
E-torq que foram vendidos logo no lançamento.
O problema está no suporte que
fixa as mangueiras de combustível no motor. Esse suporte é móvel, então numa
simples encostada ou, até mesmo, com a própria vibração do carro, ele vai se
deslocando até o ponto que as mangueiras passam a encostar no duto de entrada
de ar do motor, gerando então o desgaste por atrito.
No destaque, local onde os tubos encostam no duto de ar. (noticiasautomotivas.com.br) |
Segundo a concessionária, esse
problema foi corrigido em 2012, portanto, devem ter muitos Lineas e outros
carros que usam o E-torq com esse problema, é valido dar uma conferida nisso.
Os tubos afetados são os que
partem do reservatório de partida a frio (preta) e o que vem do tanque (azul). Segundo a concessionária, a junção da
mangueira azul com o tubo metálico que vem do tanque, é impossível de ser feita
sem afetar a segurança, por isso é feita a troca de toda tubulação, desde o
tanque. Na imagem abaixo, a junção do tubo plástico com o de metal.
Junção do tubo de plastico com metal |
Por algum motivo tosco, a
concessionária não trocou o tubo preto (que parte do reservatório de partida a
frio). Segundo consultor, o desgaste nesta foi pouco e não gera qualquer
perigo. Já a azul, estava muito mais desgastada. Infelizmente não bati foto
dela desgastada, na imagem abaixo, o detalhe do desgaste no tubo preto e o azul
já novo.
O tubo azul estava com um desgaste muito maior, praticamente furando |
Pesquisei sobre algum recall da Fiat em relação a isso mas nada encontrei. Seria um "recall branco" da Fiat, onde trocam nas revisões sem o proprietário ficar sabendo? Ou ignoraram isso?
To curioso para saber mais casos como este!
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