Páginas

Linea no uso

O dia a dia de um Fiat Linea...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Em busca do carro...

Como comentei no outro POST, a chegada do Linea na minha garagem podia virar um livro. Vou resumir a saga que passei até que isso acontecesse.

Na metade do ano passado, cheguei à conclusão que estava na hora de passar o Focus adiante devido a alguns contra tempos. Esse era meu segundo Focus e não estava a fim de permanecer na mesma marca/modelo, acho importante trocar de carro e montadora para ir experimentando os prós e contras da concorrência. Por mais que o Focus que tinha era MK1, sei que muita coisa mudou para o atual MK2,5.

Comecei então a ver possibilidades de marcas e modelos sem deixar de lado algumas preferencias minhas, dentre elas, ser um carro Sedan, “sem pedal de embreagem”, com o máximo de mimos possíveis, o máximo de itens no quesito segurança e o mais importante, “coubesse no bolso”.

Dentre os carros que me agradavam em termos de design e se encaixavam nos itens acima, estavam o Corolla, Focus MK2,5 (sim, por mais que não queria, o Focus ainda me chamava a atenção) e o Linea. 



O Linea vinha me chamando à atenção há tempos pelo seu design, mas acabava deixando de lado em função das críticas levantadas por sites/noticias automotivas.
Modelos definidos, iniciei então a busca através da internet, selecionando os que me chamavam a atenção e nas horas vagas, avaliando o carro em questão, sem a menor pressa. Nunca havia andado nesses 3 carros que citei, fiz então alguns Test Drives também.

O primeiro test drive foi num Linea Essence E-torq manual, em uma concessionária Fiat. O carro superou minhas expectativas em diversos quesitos, indo totalmente contra ao que havia lido até então a respeito. Dentre os principais, isolamento acústico, posição ao volante e a tecnologia embarcada no carro. Faltava ainda testar o tão temido cambio Dualogic do carro, onde até então, só havia lido analises negativas a respeito.

Achei então, um Linea 2010 com câmbio Dualogic a venda, modelo equipado com o antigo motor 1.9. Num sábado à tarde fui até a loja e andei uns 15Km com o carro. Voltei à loja, agradeci o atendente e estava decidido a não comprar o Linea em função do câmbio (trancos e com barulho grande nas trocas).

As avaliações do carro da Toyota eram sempre boas, com destaque para a durabilidade e robustez. Achei então um Corolla SEG, ano 2008 e fui andar com ele. Carro estava em excelente estado de conservação para o ano em questão, porém não me agradei. A posição ao volante achei ruim, o cambio automático estava longe do cambio do meu atual Focus, em termos de comportamento, o câmbio do Corolla não entendia o que eu realmente queria, ou eu não sabia pedir a ele a marcha desejada. O Corolla se quer possuía uma porta USB em seu interior ou leitor de MP3. Aficionado por tecnologia, não estaria satisfeito com um carro assim.  Sai da loja desanimado. O modelo 2009 era maior que o tamanho do bolso.

Fui ver outro Linea então, ano 2010, com o temido motor 1.9 também mas em melhor estado de conservação em relação ao primeiro Dualogic que havia testado. Se eu tivesse dirigido sem saber que carro estava em minhas mãos, diria com toda convicção que não era um Linea, devido à experiência que tive com o outro Dualogic. Carro totalmente diferente, sem qualquer ruído e muito mais macio nas trocas de marchas. Estava decidido a levar esse Linea prata para casa, até o momento que avaliaram meu Focus.

O Linea que mudou meus conceitos

Continuei nas minhas buscas então, e vi um Linea Absolute (de particular), com o motor E-torq e interior com acabamento de cor clara (bege). Havia um porém, esse Linea estava à 360Km de onde moro e nessa altura do campeonato, eu já havia vendido o Focus (vendi também para particular e ganhei o valor que queria) e dependia de ônibus ou de outras pessoas para me deslocar até a cidade onde ele estava.

Pensei alguns dias a respeito desse Linea,  eu já estava com o prazo chegando ao final para poder comprar outro carro, não poderia ficar mais muito tempo a pé, dependendo do transporte público. Entrei em contato com o proprietário, alinhamos alguns detalhes, meu pai se dispôs a ir comigo até a cidade chamada Canguçu e partimos, num Domingo, para ver o carro.

Viajamos 4 horas e chegou o tão esperado momento, frente a frente com um Linea Absolute, preto e com interior claro, da forma que sempre sonhei e jamais esperaria encontrar. Restavam dúvidas sobre o real estado do carro, que havia rodado 19500Km em pouco mais de 2 anos. Fui andar com o carro, cidade, estrada, fiquei mais de 1 hora analisando e carro e então, levei pra casa!

Esse veio parar na minha garagem!

Quem já negociou um carro vai se identificar com diversas frases e situações citadas, principalmente quando o vendedor vem com a avaliação do seu carro usado que entra na troca pelo novo. Mas fica a lição, seja qual for o carro, trace o objetivo, mantenha o foco no carro que você realmente quer e, não tenha pressa!

2 comentários:

  1. Cara, como é teu Linea de motor em comparação com outros carros? Tenho um 2010 absol. (motor antigo) e quase passo vergonha frente a Agile 1.4 e Logan 1.6... Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, nunca deixou a desejar. Volta e meia alguns "atiçam" pra dar uma puxada. Nessas, já deixei pra trás Stilo 1.8 e Megane 1.6. Obviamente, esses dois tem motor mais fraco que o Linea, acredito que não seria um Agile ou um Logan não deixariam o Linea pra trás.

    Chegaste a fazer um 0-100 com o Linea pra ver como ele está se comportando? Isso é um bom indicativo da saúde do motor.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog