Na metade do ano passado, cheguei à
conclusão que estava na hora de passar o Focus adiante devido a alguns contra
tempos. Esse era meu segundo Focus e não estava a fim de permanecer na mesma
marca/modelo, acho importante trocar de carro e montadora para ir
experimentando os prós e contras da concorrência. Por mais que o Focus que
tinha era MK1, sei que muita coisa mudou para o atual MK2,5.
Comecei então a ver possibilidades de
marcas e modelos sem deixar de lado algumas preferencias minhas, dentre elas, ser
um carro Sedan, “sem pedal de embreagem”, com o máximo de mimos possíveis, o
máximo de itens no quesito segurança e o mais importante, “coubesse no bolso”.
Dentre os carros que me agradavam em
termos de design e se encaixavam nos itens acima, estavam o Corolla, Focus
MK2,5 (sim, por mais que não queria, o Focus ainda me chamava a atenção) e o
Linea.
O Linea vinha me chamando à atenção há tempos pelo seu design, mas acabava deixando de lado em função das críticas levantadas por sites/noticias automotivas.
Modelos definidos, iniciei então a
busca através da internet, selecionando os que me chamavam a atenção e nas
horas vagas, avaliando o carro em questão, sem a menor pressa. Nunca havia
andado nesses 3 carros que citei, fiz então alguns Test Drives também.
O primeiro test drive foi
num Linea Essence E-torq manual, em uma concessionária Fiat. O carro superou
minhas expectativas em diversos quesitos, indo totalmente contra ao que havia
lido até então a respeito. Dentre os principais, isolamento acústico, posição
ao volante e a tecnologia embarcada no carro. Faltava ainda testar o tão temido
cambio Dualogic do carro, onde até então, só havia lido analises negativas a
respeito.
Achei então, um Linea 2010 com câmbio
Dualogic a venda, modelo equipado com o antigo motor 1.9. Num sábado à tarde
fui até a loja e andei uns 15Km com o carro. Voltei à loja, agradeci o
atendente e estava decidido a não comprar o Linea em função do câmbio (trancos
e com barulho grande nas trocas).
As avaliações do carro da Toyota eram
sempre boas, com destaque para a durabilidade e robustez. Achei então um
Corolla SEG, ano 2008 e fui andar com ele. Carro estava em excelente estado de
conservação para o ano em questão, porém não me agradei. A posição ao volante
achei ruim, o cambio automático estava longe do cambio do meu atual Focus, em
termos de comportamento, o câmbio do Corolla não entendia o que eu realmente
queria, ou eu não sabia pedir a ele a marcha desejada. O Corolla se quer
possuía uma porta USB em seu interior ou leitor de
MP3. Aficionado por tecnologia, não estaria satisfeito com um carro
assim. Sai da loja desanimado. O modelo 2009 era maior que o tamanho do
bolso.
Fui ver outro Linea então, ano 2010,
com o temido motor 1.9 também mas em melhor estado de conservação em relação ao
primeiro Dualogic que havia testado. Se eu tivesse dirigido sem saber que carro
estava em minhas mãos, diria com toda convicção que não era um Linea, devido à
experiência que tive com o outro Dualogic. Carro totalmente diferente, sem
qualquer ruído e muito mais macio nas trocas de marchas. Estava decidido a
levar esse Linea prata para casa, até o momento que avaliaram meu Focus.
Continuei nas minhas buscas então, e vi
um Linea Absolute (de particular), com o motor E-torq e interior com acabamento
de cor clara (bege). Havia um porém, esse Linea estava à 360Km de onde
moro e nessa altura do campeonato, eu já havia vendido o Focus (vendi também
para particular e ganhei o valor que queria) e dependia de ônibus ou de outras
pessoas para me deslocar até a cidade onde ele estava.
Pensei alguns dias a respeito desse
Linea, eu já estava com o prazo chegando ao final para poder comprar outro
carro, não poderia ficar mais muito tempo a pé, dependendo do transporte
público. Entrei em contato com o proprietário, alinhamos alguns detalhes, meu
pai se dispôs a ir comigo até a cidade chamada Canguçu e partimos, num Domingo,
para ver o carro.
Viajamos 4 horas e chegou o tão
esperado momento, frente a frente com um Linea Absolute, preto e com interior
claro, da forma que sempre sonhei e jamais esperaria encontrar. Restavam
dúvidas sobre o real estado do carro, que havia rodado 19500Km em pouco mais de
2 anos. Fui andar com o carro, cidade, estrada, fiquei mais de 1 hora
analisando e carro e então, levei pra casa!
Quem já negociou um carro vai se
identificar com diversas frases e situações citadas, principalmente quando o
vendedor vem com a avaliação do seu carro usado que entra na troca pelo novo.
Mas fica a lição, seja qual for o carro, trace o objetivo, mantenha o foco no
carro que você realmente quer e, não tenha pressa!
Cara, como é teu Linea de motor em comparação com outros carros? Tenho um 2010 absol. (motor antigo) e quase passo vergonha frente a Agile 1.4 e Logan 1.6... Abraço.
ResponderExcluirAnônimo, nunca deixou a desejar. Volta e meia alguns "atiçam" pra dar uma puxada. Nessas, já deixei pra trás Stilo 1.8 e Megane 1.6. Obviamente, esses dois tem motor mais fraco que o Linea, acredito que não seria um Agile ou um Logan não deixariam o Linea pra trás.
ResponderExcluirChegaste a fazer um 0-100 com o Linea pra ver como ele está se comportando? Isso é um bom indicativo da saúde do motor.