Páginas

Linea no uso

O dia a dia de um Fiat Linea...

quarta-feira, 26 de março de 2014

Defeito no radiador

Desde que comprei o Linea, percebia que o nível do líquido de arrefecimento ia baixando com o tempo. A cada 7000 ~ 8000 Km era necessário completar o nível pois estava na marca MIN do reservatório.
Minha experiência com outros carros mostrou que nível baixando, não é bom sinal, mais dia menos dia surge um vazamento, e com o Linea não seria diferente.

Nível do líquido restabelecido





Na revisão dos 30.000 Km feita na concessionária, reportei a baixa no nível no liquido, mas conforme consultor, nenhum problema foi encontrado, concluindo que o sistema de arrefecimento estava em perfeitas condições.

Com os passar dos dias, percebi que o nível vinha baixando cada vez mais rápido, agora a cada 2000Km era necessário completar, mas sem qualquer sinal de vazamento no chão ou algo mais aparente no cofre. De qualquer forma, já estava convencido que havia vazamento em algum ponto. Também me deixava confortável ver que o nível do óleo não mexia e o motor permanecia com a mesma força e energia desde que fora comprado.

Segui uma rotina matinal de sempre abrir o capô antes de pegar a estrada rumo ao trabalho, uma pela preocupação do nível e outra na tentativa de ver algo molhado em algum ponto. Passado um tempo nessa rotine, eis que vejo uma mancha de cor avermelhada na parte superior do radiador. Pois bem, aliviado em encontrar o vazamento, completei o nível naquela manhã e segui rumo ao trabalho.

Mistério desvendado

Pra minha surpresa, no dia seguinte o nível já estava abaixo da marca MIN novamente, ou seja, chegou a hora de consertar isso.

Recorri a concessionária onde havia feito as revisões anteriores, uma vez que o problema de baixar o nível já havia sido reportado na última revisão e no momento o carro encontrava-se já fora do período de garantia.

Após os tramites burocráticos iniciais, o Linea seguiu para a oficina onde iniciaram-se os diagnósticos. Não foi preciso muito tempo para ver manchas na lateral esquerda do radiador, manchas causadas pelo líquido que vazou e secou com o calor.

Durante o diagnóstico, o mecânico largou uma frase que me chamou a atenção, “Mais um Linea com problema no radiador”. Não podia deixar por menos, logo fui questionando o porquê da sua colocação e ai que veio a informação que, tempos atrás, ocorreu um chamado (entendi como Recall branco) para substituição de radiadores dos Puntos e Lineas com motor E-torq, devido a um erro na montagem do eletro ventilador que, com o tempo, ocasionava o vazamento na lateral pois o mesmo ficava forçando a parte plástica.

Como não esperava algo diferente, a posição da concessionária foi negar garantia e passar um orçamento de nada menos R$830,00, que incluía um radiador novo e mão de obra para troca. Não satisfeito com isso, entrei em contato com a Fiat reportando todo o ocorrido. A atendente solicitou 2 dias úteis para análise do problema e uma posterior resposta.

Passados os dois dias, recebo um contato da concessionária que a troca do radiador seria feita em garantia, condicionado a eu fazer a revisão dos 45.000 Km na concessionária. Acabei por aceitar a proposta, uma vez que a revisão já estava na hora de ser feita, ciente que estaria pagando um valor mais alto fazendo a revisão na concessionária, mas no frigir dos ovos o que conta é o valor que sobraria no bolso.

Radiador novo instalado, pronto para inicio de sua jornada


Radiador trocado e problema resolvido. Pra mim, ponto positivo para a Fiat!

41 comentários:

  1. Esse problema de vazamento do radiador está afetando muitos carros com motor Etorq. A Strada Adventure CD 2011 do meu sogro é um dos envolvidos. Não é difícil encontrar Punto, Bravo e Linea com vazamentos. Em minhas idas a concessionária sempre vejo esses carros trocando o radiador, quase sempre fora de garantia e seus donos arcando com as despesas. Ainda bem que o meu Linea com motor 1.9 não vaza nada e está com o sistema limpo e com o aditivo recomendado.

    ResponderExcluir
  2. Possuo um Linea 2011 com o mesmo problema inclusive o vazamento é exatamente no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  3. Interessante. EU tenho um Linea 2012 com o mesmo vazamento. Exatamente no meso local.

    ResponderExcluir
  4. Possuo um Linea 2010 com o mesmo problema, radiador vazando do lado esquerdo impressionante.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo
    Comprei o Línea em há 2015 e agora olhando o relato de todos concluo que ainda não resolveram o problema pois o meu está com vazamento tbm no mesmo local lado esquerdo do radiador é FIAT e nada de recall p isso

    ResponderExcluir
  6. Marcelo
    Comprei o Línea em há 2015 e agora olhando o relato de todos concluo que ainda não resolveram o problema pois o meu está com vazamento tbm no mesmo local lado esquerdo do radiador é FIAT e nada de recall p isso

    ResponderExcluir
  7. O meu também apresentou vazamento. É um baita carro, em 5 anos o único incômodo que tive foi o radiador, seria bom a FIAT dar uma atenção a isso.

    ResponderExcluir
  8. exatamente como o descrito acima, e agora 5 anos depois....O vazamento está aumentando e eu tenho que trocar e desembolsar mais de mil reais.... Na concessionária também tinham informado que não havia nada......Ah, Fiat....

    ResponderExcluir
  9. Boa noite pessoal, o meu é 2012 e está vazando na tampa do reservatório, já troquei a tampa e o reservatório mais não para parece que está com excesso de preço sei lá aguem aí já passou por esse problema?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite galera, to com mesmo problema no meu Fiat Bravo 2014, o negócio é que já foi trocado na garantia, agora a garantia acabou e apareceu o mesmo problema. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Claudio
    Boa tarde, Mesmo problema realizei o conserto em 2014 com 02 anos de uso e 40.000 km , e agora com 67.000 km novamente vazamento no radiador linea 2012.

    ResponderExcluir
  12. Comungando com os colegas, adquiri sim o veículo Bravo recentemente e o vazamento é visível.
    Muito embora o vendedor tenha sido honesto e arcará com o prejuízo, tentarei ao menos guardar a nota fiscal para que com a cópia autenticada ao vendê-lo posteriormente não disserem que agi com má fé, já que parece ser um problema de fabricação, ou seja, quem for adquirir terá que ter ciência dessa constituição estrutural.

    ResponderExcluir
  13. EM UM ANO EM TRES MESES RODEI 60.000 KMS E TROQUEI 2 RADIADORES NO MEU BRAVO 1.8 E-TORQ OS 2 COM VAZAMENTO NO MESMO LUGAR REPORTADO, LADO ESQUERDO!!!

    ResponderExcluir
  14. Lendo os comentários aqui, vou acionar a justiça, tendo em vista que deveria ter recall para esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, comprei um Linea 2012/2013 e teve vazamento no radiador no mesmo local. Valor de troca ficou em R$ 880,00

      Excluir
  15. Boa noite, adiquiri um Fiat Bravo 2013 a mais ou menos 15 dias, em 3 dias com o carro ja notei a agua baixando e foi diagnosticado vazamento no "radiador", um serviço de 1mil e poucos reais para a troca do mesmo. Absurdo isso FIAT, tinha que ter Recall.

    ResponderExcluir
  16. Thanks dude, you are great, keep it up

    ResponderExcluir
  17. Estou com mesmo problema Linea 2010

    ResponderExcluir
  18. descobri o mesmo vazamento no meu linea hj, relatei o problema a um bom mecânico e ele foi direto na veia.
    problema conhecido dele.Nas revisoes que eu fazia da fiat florença curitiba nunca se prepuseram resolver sem deixar o carro por dias para averiguarem.canalhice total....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amigo. Tenho um linea também com esse mesmo problema de vazamento. Como conseguiu resolver? A água baixa constantemente.

      Excluir
  19. Tenho um linea 2012 e o mesmo problema. A água do reservatório baixa e não avisto vazamentos. Complicado! Agora estou entendendo o porque.

    ResponderExcluir
  20. eu tenho um linea 2011 e já troquei o radiador e a agua continua baixando, alguem cinseguiu resolver, e outra pergunta tem um barulho no porta malas que não acho alguem sabe o que seria ?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia pessoal, recentemente adquiri um Lina Absolute 1.8 16v motor Etork e logo de cara já vi uma mancha rosa no radiador do lado do reservatório. Levei em uma oficina especializada em radiadores e o diagnóstico não foi diferente dos citados acima. Resumindo, tive q trocar o radiador. Soh q agora estou com outro problema. Com o carro frio qndo abro a tampa do reservatório de agua, solta pressão . Alguém já teve esse tipo de problema? Já verifiquei a junta do cabeçote e nan parece ser isso. Outra coisa, o dreno do evaporador do ar condicionado fica do lado da roda do passageiro? Pois qndo uso o ar, fica sempre uma poça de água embaixo do carro naquele local.

    ResponderExcluir
  22. Galera adquiri o linia 2012 manual e para minha infelicidade estou com o mesmo problema, porém o vazamento é do lado direito,lado do passageiro,parece ser a mangueira, sinceramente estou preocupado caso sempre ocorrer esse vazamento.

    ResponderExcluir
  23. Olá boa noite, adquiri um Fiat Linea 2011, 1.8 etorq e estou tendo o mesmo problema, ele esta baixando em media 1 L por semana e não consigo encontrar o vazamento.

    ResponderExcluir
  24. Tenho um Bravo 2012 com 50000 kms rodados. Mesmo problema com o radiador e de brinde um vazamento na carcaça da válvula termostática. Saudades do meu Astra...

    ResponderExcluir
  25. Tenho um fiat bravo 2011 e tbm some a água do reservatório e não tem vazamento!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho um Fiat Bravo 2013 troquei radiador , porem apos 12 meses , carro tem perda de água de 750 ml a cada 670km rodados. não aparenta vazamento . preocupação de verificar a todo momento .

    ResponderExcluir
  27. Comprei um Linea 2011 1.8 e-torq e mais um caso semelhante ao relatado aqui, vazamento de água e ninguém encontra, já fui em 2 oficinas. Notei começou sumindo pouca aguá, mas em uma semana piorou muito, agora uso o carro por 30km e baixa praticamente tudo do reservatório, mesmo tendo completado no nível máximo do reservatório pela manhã. Não pinga nada no chão, já usei o manômetro e não mostrava nada, vou pedir para passar de novo, pois agora a água está sumindo mais rápido.

    ResponderExcluir
  28. Meu Punto 2013 1.6 essense dualogic motor etorq também com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um linea dualogic 1.8, 2011 com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  30. Quando vocês trocaram o radiador... voltou a vazar depois de um tempo ?? O meu bravo eu troquei o radiador fiz tudo q tinha q fazer e depois de alguns meses voltou a vazar .. só que mecânico não descobre aonde e o vazamento

    ResponderExcluir
  31. pessoal meu nome é André ,estou indignado. tenho um linea 2011, ele esta com 123 mil km, ja troquei dois radiadores do motor e um do ar quente, e tudo leva a crer , que vou trocar o terceiro do motor , porque o mesmo ja esta baixando agua novamente. so coloquei radiador da denso, alguem conhece outra marca? obrigado!

    ResponderExcluir
  32. O meu linea 2011 tambem. Chegou no limite, agora terei que trocar.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um Bravo Sporting 2013 e o carro passou a apresentar uma quada muito rápida de nível no radiador. Não sei se tem consequência direta,mas ao ligar o carro escuto uma barulho no painel frontal ao motorista de algo que parecem ser borbulhas de ar num recipiente de água. Alguém tem informação semelhante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um bravo 2011,toda vez que ligava de manhã escutava barulho de água dentro do carro,isolei o ar quente e acabou o problema. Vai no banco do passageiro e tira uma capa de plástico que da acesso ao filtro de cabine,procure por vazamentos ali.

      Excluir
  34. Olá pessoal !!!
    Tenho um Linea 2011, gosto muito do meu carro, mas tem um problema que esta me tirando do serio.
    Já troquei o radiador dianteiro 2 vezes da marca denso e o ar quente interno 1 vez e já vou trocar o dianteiro novamente.
    Alguém teria uma ideia se existe outra marca de radiador pra esse carro?

    ResponderExcluir
  35. Para quem tem qualquer carro da Fiat motor Etorq aviso é dado, se não deu problema no radiador vai dar com certeza. O meu Bravo completou é 2013 dualogic e já foram 2 radiadores para a conta. A FIAT insiste que não é um problema crônico mas é só ler os relatos que vemos que sim é um erro de proejto, pois todos vazam no mesmo local e duram pouco, muito pouco. Tive uma Parati AP 92 com 120 mil km com radiador original e nem era de usar aditivo como no Bravo que é obrigatório.
    Tô com o carro na oficina e o preço é de 480 o radiador mais a mao de obra, pensa na conta no final.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde
    Adquiri recentemente um Fiat bravo 12/13
    Percebi que estava baixando água tbm, constatado que o vazamento é no radiador lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  37. Nossa aqui estou eu no clube, troquei radiador e todo dia olho para ver se o nível está no local correto!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog