Desde que comprei o Linea, percebia que o nível do líquido
de arrefecimento ia baixando com o tempo. A cada 7000 ~ 8000 Km era necessário
completar o nível pois estava na marca MIN do reservatório.
Minha experiência com outros carros mostrou que nível baixando,
não é bom sinal, mais dia menos dia surge um vazamento, e com o Linea não
seria diferente.
Nível do líquido restabelecido
Na revisão dos 30.000 Km feita na concessionária, reportei a
baixa no nível no liquido, mas conforme consultor, nenhum problema foi
encontrado, concluindo que o sistema de arrefecimento estava em perfeitas
condições.
Com os passar dos dias, percebi que o nível vinha baixando
cada vez mais rápido, agora a cada 2000Km era necessário completar, mas sem
qualquer sinal de vazamento no chão ou algo mais aparente no cofre. De qualquer
forma, já estava convencido que havia vazamento em algum ponto. Também me
deixava confortável ver que o nível do óleo não mexia e o motor permanecia com
a mesma força e energia desde que fora comprado.
Segui uma rotina matinal de sempre abrir o capô antes de
pegar a estrada rumo ao trabalho, uma pela preocupação do nível e outra na
tentativa de ver algo molhado em algum ponto. Passado um tempo nessa rotine, eis que vejo uma mancha de cor
avermelhada na parte superior do radiador. Pois bem, aliviado em encontrar o
vazamento, completei o nível naquela manhã e segui rumo ao trabalho.
Mistério desvendado
Pra minha surpresa, no dia seguinte o nível já estava abaixo
da marca MIN novamente, ou seja, chegou a hora de consertar isso.
Recorri a concessionária onde havia feito as revisões anteriores,
uma vez que o problema de baixar o nível já havia sido reportado na última
revisão e no momento o carro encontrava-se já fora do período de garantia.
Após os tramites burocráticos iniciais, o Linea seguiu para
a oficina onde iniciaram-se os diagnósticos. Não foi preciso muito tempo para
ver manchas na lateral esquerda do radiador, manchas causadas pelo líquido que
vazou e secou com o calor.
Durante o diagnóstico, o mecânico largou uma frase que me
chamou a atenção, “Mais um Linea com problema no radiador”. Não podia deixar
por menos, logo fui questionando o porquê da sua colocação e ai que veio a
informação que, tempos atrás, ocorreu um chamado (entendi como Recall branco)
para substituição de radiadores dos Puntos e Lineas com motor E-torq, devido a
um erro na montagem do eletro ventilador que, com o tempo, ocasionava o
vazamento na lateral pois o mesmo ficava forçando a parte plástica.
Como não esperava algo diferente, a posição da
concessionária foi negar garantia e passar um orçamento de nada menos R$830,00,
que incluía um radiador novo e mão de obra para troca. Não satisfeito com isso, entrei em contato com a Fiat
reportando todo o ocorrido. A atendente solicitou 2 dias úteis para análise do
problema e uma posterior resposta.
Passados os dois dias, recebo um contato da concessionária
que a troca do radiador seria feita em garantia, condicionado a eu fazer a
revisão dos 45.000 Km na concessionária. Acabei por aceitar a proposta, uma vez que a revisão já
estava na hora de ser feita, ciente que estaria pagando um valor mais alto
fazendo a revisão na concessionária, mas no frigir dos ovos o que conta é o
valor que sobraria no bolso.
Radiador novo instalado, pronto para inicio de sua jornada
Radiador trocado e problema resolvido. Pra mim, ponto
positivo para a Fiat!
Esse problema de vazamento do radiador está afetando muitos carros com motor Etorq. A Strada Adventure CD 2011 do meu sogro é um dos envolvidos. Não é difícil encontrar Punto, Bravo e Linea com vazamentos. Em minhas idas a concessionária sempre vejo esses carros trocando o radiador, quase sempre fora de garantia e seus donos arcando com as despesas. Ainda bem que o meu Linea com motor 1.9 não vaza nada e está com o sistema limpo e com o aditivo recomendado.
ResponderExcluirPossuo um Linea 2011 com o mesmo problema inclusive o vazamento é exatamente no mesmo lugar.
ResponderExcluirInteressante. EU tenho um Linea 2012 com o mesmo vazamento. Exatamente no meso local.
ResponderExcluirPossuo um Linea 2010 com o mesmo problema, radiador vazando do lado esquerdo impressionante.
ResponderExcluirMarcelo
ResponderExcluirComprei o Línea em há 2015 e agora olhando o relato de todos concluo que ainda não resolveram o problema pois o meu está com vazamento tbm no mesmo local lado esquerdo do radiador é FIAT e nada de recall p isso
Marcelo
ResponderExcluirComprei o Línea em há 2015 e agora olhando o relato de todos concluo que ainda não resolveram o problema pois o meu está com vazamento tbm no mesmo local lado esquerdo do radiador é FIAT e nada de recall p isso
O meu também apresentou vazamento. É um baita carro, em 5 anos o único incômodo que tive foi o radiador, seria bom a FIAT dar uma atenção a isso.
ResponderExcluirexatamente como o descrito acima, e agora 5 anos depois....O vazamento está aumentando e eu tenho que trocar e desembolsar mais de mil reais.... Na concessionária também tinham informado que não havia nada......Ah, Fiat....
ResponderExcluirBoa noite pessoal, o meu é 2012 e está vazando na tampa do reservatório, já troquei a tampa e o reservatório mais não para parece que está com excesso de preço sei lá aguem aí já passou por esse problema?
ResponderExcluirBoa noite galera, to com mesmo problema no meu Fiat Bravo 2014, o negócio é que já foi trocado na garantia, agora a garantia acabou e apareceu o mesmo problema. O que eu devo fazer?
ResponderExcluirClaudio
ResponderExcluirBoa tarde, Mesmo problema realizei o conserto em 2014 com 02 anos de uso e 40.000 km , e agora com 67.000 km novamente vazamento no radiador linea 2012.
Comungando com os colegas, adquiri sim o veículo Bravo recentemente e o vazamento é visível.
ResponderExcluirMuito embora o vendedor tenha sido honesto e arcará com o prejuízo, tentarei ao menos guardar a nota fiscal para que com a cópia autenticada ao vendê-lo posteriormente não disserem que agi com má fé, já que parece ser um problema de fabricação, ou seja, quem for adquirir terá que ter ciência dessa constituição estrutural.
EM UM ANO EM TRES MESES RODEI 60.000 KMS E TROQUEI 2 RADIADORES NO MEU BRAVO 1.8 E-TORQ OS 2 COM VAZAMENTO NO MESMO LUGAR REPORTADO, LADO ESQUERDO!!!
ResponderExcluirLendo os comentários aqui, vou acionar a justiça, tendo em vista que deveria ter recall para esse problema
ResponderExcluirDe fato, comprei um Linea 2012/2013 e teve vazamento no radiador no mesmo local. Valor de troca ficou em R$ 880,00
ExcluirBoa noite, adiquiri um Fiat Bravo 2013 a mais ou menos 15 dias, em 3 dias com o carro ja notei a agua baixando e foi diagnosticado vazamento no "radiador", um serviço de 1mil e poucos reais para a troca do mesmo. Absurdo isso FIAT, tinha que ter Recall.
ResponderExcluirThanks dude, you are great, keep it up
ResponderExcluirEstou com mesmo problema Linea 2010
ResponderExcluirdescobri o mesmo vazamento no meu linea hj, relatei o problema a um bom mecânico e ele foi direto na veia.
ResponderExcluirproblema conhecido dele.Nas revisoes que eu fazia da fiat florença curitiba nunca se prepuseram resolver sem deixar o carro por dias para averiguarem.canalhice total....
boa noite amigo. Tenho um linea também com esse mesmo problema de vazamento. Como conseguiu resolver? A água baixa constantemente.
ExcluirTenho um linea 2012 e o mesmo problema. A água do reservatório baixa e não avisto vazamentos. Complicado! Agora estou entendendo o porque.
ResponderExcluireu tenho um linea 2011 e já troquei o radiador e a agua continua baixando, alguem cinseguiu resolver, e outra pergunta tem um barulho no porta malas que não acho alguem sabe o que seria ?
ResponderExcluirBom dia pessoal, recentemente adquiri um Lina Absolute 1.8 16v motor Etork e logo de cara já vi uma mancha rosa no radiador do lado do reservatório. Levei em uma oficina especializada em radiadores e o diagnóstico não foi diferente dos citados acima. Resumindo, tive q trocar o radiador. Soh q agora estou com outro problema. Com o carro frio qndo abro a tampa do reservatório de agua, solta pressão . Alguém já teve esse tipo de problema? Já verifiquei a junta do cabeçote e nan parece ser isso. Outra coisa, o dreno do evaporador do ar condicionado fica do lado da roda do passageiro? Pois qndo uso o ar, fica sempre uma poça de água embaixo do carro naquele local.
ResponderExcluirGalera adquiri o linia 2012 manual e para minha infelicidade estou com o mesmo problema, porém o vazamento é do lado direito,lado do passageiro,parece ser a mangueira, sinceramente estou preocupado caso sempre ocorrer esse vazamento.
ResponderExcluirOlá boa noite, adquiri um Fiat Linea 2011, 1.8 etorq e estou tendo o mesmo problema, ele esta baixando em media 1 L por semana e não consigo encontrar o vazamento.
ResponderExcluirTenho um Bravo 2012 com 50000 kms rodados. Mesmo problema com o radiador e de brinde um vazamento na carcaça da válvula termostática. Saudades do meu Astra...
ResponderExcluirTenho um fiat bravo 2011 e tbm some a água do reservatório e não tem vazamento!!!
ResponderExcluirTenho um Fiat Bravo 2013 troquei radiador , porem apos 12 meses , carro tem perda de água de 750 ml a cada 670km rodados. não aparenta vazamento . preocupação de verificar a todo momento .
ResponderExcluirComprei um Linea 2011 1.8 e-torq e mais um caso semelhante ao relatado aqui, vazamento de água e ninguém encontra, já fui em 2 oficinas. Notei começou sumindo pouca aguá, mas em uma semana piorou muito, agora uso o carro por 30km e baixa praticamente tudo do reservatório, mesmo tendo completado no nível máximo do reservatório pela manhã. Não pinga nada no chão, já usei o manômetro e não mostrava nada, vou pedir para passar de novo, pois agora a água está sumindo mais rápido.
ResponderExcluirMeu Punto 2013 1.6 essense dualogic motor etorq também com o mesmo problema.
ResponderExcluirTenho um linea dualogic 1.8, 2011 com o mesmo problema.
ResponderExcluirQuando vocês trocaram o radiador... voltou a vazar depois de um tempo ?? O meu bravo eu troquei o radiador fiz tudo q tinha q fazer e depois de alguns meses voltou a vazar .. só que mecânico não descobre aonde e o vazamento
ResponderExcluirpessoal meu nome é André ,estou indignado. tenho um linea 2011, ele esta com 123 mil km, ja troquei dois radiadores do motor e um do ar quente, e tudo leva a crer , que vou trocar o terceiro do motor , porque o mesmo ja esta baixando agua novamente. so coloquei radiador da denso, alguem conhece outra marca? obrigado!
ResponderExcluirO meu linea 2011 tambem. Chegou no limite, agora terei que trocar.
ResponderExcluirTenho um Bravo Sporting 2013 e o carro passou a apresentar uma quada muito rápida de nível no radiador. Não sei se tem consequência direta,mas ao ligar o carro escuto uma barulho no painel frontal ao motorista de algo que parecem ser borbulhas de ar num recipiente de água. Alguém tem informação semelhante?
ResponderExcluirTenho um bravo 2011,toda vez que ligava de manhã escutava barulho de água dentro do carro,isolei o ar quente e acabou o problema. Vai no banco do passageiro e tira uma capa de plástico que da acesso ao filtro de cabine,procure por vazamentos ali.
ExcluirOlá pessoal !!!
ResponderExcluirTenho um Linea 2011, gosto muito do meu carro, mas tem um problema que esta me tirando do serio.
Já troquei o radiador dianteiro 2 vezes da marca denso e o ar quente interno 1 vez e já vou trocar o dianteiro novamente.
Alguém teria uma ideia se existe outra marca de radiador pra esse carro?
Desculpas me chamo ANDRÉ
ExcluirPara quem tem qualquer carro da Fiat motor Etorq aviso é dado, se não deu problema no radiador vai dar com certeza. O meu Bravo completou é 2013 dualogic e já foram 2 radiadores para a conta. A FIAT insiste que não é um problema crônico mas é só ler os relatos que vemos que sim é um erro de proejto, pois todos vazam no mesmo local e duram pouco, muito pouco. Tive uma Parati AP 92 com 120 mil km com radiador original e nem era de usar aditivo como no Bravo que é obrigatório.
ResponderExcluirTô com o carro na oficina e o preço é de 480 o radiador mais a mao de obra, pensa na conta no final.
Boa tarde
ResponderExcluirAdquiri recentemente um Fiat bravo 12/13
Percebi que estava baixando água tbm, constatado que o vazamento é no radiador lado esquerdo.
Nossa aqui estou eu no clube, troquei radiador e todo dia olho para ver se o nível está no local correto!
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